Pós-Graduação

Psicopedagogia Clínica E Institucional

Ênfase em educação especial com uma sólida base conceitual e experiências que permitem orientar o trabalho com pessoas com dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.

RECONHECIMENTOS

DURAÇÃO:

500h (18 meses)

PRÓXIMA TURMA:

Maio/2024

TURNOS:

Manhã

HORÁRIOS:

Sábados, das 8h às 12h (Aulas Remotas)

INVESTIMENTO:

R$149 (1ª parcela)*

+17x

R$ 321,72 (valor com 60% desc.)
Ex-alunos UniCarioca: 60% de desconto nas parcelas; Público externo: 50% de desconto nas parcelas.

*Valor promocional, com desconto aplicado, para matrículas novas:
.  Público externo: 50% de desconto nas demais parcelas até o final do curso = 17x de R$ 404,34
.  Ex-aluno UniCarioca: 60% de desconto nas demais mensalidades até o final do curso = 17x de R$ 321,72
​*Consulte condição especial para pagamento à vista. 

Saiba mais sobre o curso

O curso de pós-graduação “lato sensu” Psicopedagogia Clínica e Institucional com Ênfase em Educação Especial e Inclusiva, em nível de especialização, foi concebido a partir de uma visão educacional ampla que contempla a necessidade de profissionais qualificados no mercado atual para atender as demandas sociais identificadas pelas organizações educacionais e empresas.

 

Com a coordenação de:

Coordenador -

Psicopedagogia Clínica E Institucional

Marcos Antonio Silva

Programação do Curso

  • Fundamentos Gerais da Psicopedagogia Institucional e Clínica
  • Contribuições das Neurociências para a Educação
  • Aspectos Gerais das Dificuldades, Distúrbios, Transtornos e Síndromes Relacionadas à Aprendizagem
  • Fundamentos Gerais de Psicomotricidade
  • Políticas Públicas de Educação Especial e Inclusiva
  • Aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita
  • Desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático
  • Aprendizagem e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
  • Educação Especial e Inclusiva: aspectos teóricos e intervenções possíveis.
  • Fundamentos da Prática Psicopedagógica: Avaliação, Diagnóstico, Aconselhamento, Intervenção com Crianças, Jovens e Adultos
  • Gestão dos Serviços de Psicopedagogia Clínico-Institucional
  • Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional e Clínica
  • Projeto Integrador

Objetivos

O curso pretende conferir ao aluno a especialização em psicopedagogia clinica institucional com ênfase em educação especial de forma a diferenciar o profissional no mercado de trabalho com uma sólida base conceitual e experiências que permitam orientar o trabalho com pessoas com dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais seja de forma individualizada ou em grupos operativos.

 

Ao final do curso
o profissional estará apto a:

  • Desenvolver reflexão teórica e prática sobre estudo das dificuldades de aprendizagem, para a análise e intervenção institucional e clínica;
  • Desenvolver práticas preventivas junto a equipes multidisciplinares em diferentes ambientes de aprendizagem;
  • Aplicar conhecimentos, técnicas e ferramentas relacionadas à psicopedagogia, neurociências e educação especial qualificando suas práticas em diferentes espaços em que ocorrem os processos de aprendizagem;
  • Desenvolver e/ou aprimorar o perfil do profissional que atuará em diferentes contextos sociais, buscando compreender o processo cognitivo do sujeito desde os primeiros anos de vida, seus impasses e as implicações na aprendizagem;
  • Atuar em clinicas e instituições que atuem junto a pessoas com alguma dificuldade de aprendizagem ou necessidade educativa especial.

Público-alvo

Profissionais com formação de nível superior, em diversas áreas do conhecimento, interessados no aprofundamento e atualização de conhecimentos na área de psicopedagogia e educação especial a partir de uma visão sistêmica e integrada a diversos campos de conhecimento.

Mercado de Trabalho

O campo de atuação do psicopedagogo é bem amplo. Podemos encontrar psicopedagogos atuando em escolas, empresas, ONGS, centros comunitários, clinicas, hospitais entre outros espaços educacionais.

 

 

Certificação

Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Participação e desenvolvimento nos trabalhos propostos em cada disciplina;
  • Aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento), isto é, nota final em cada disciplina igual ou superior a 7,0 (sete);
  • Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária presencial de cada disciplina.
  • Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, reconhecido pelo MEC em todo o território nacional.

MATRÍCULA

  • Documento de Identidade (n° de RG) – original e cópia;
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF – original e cópia;
  • Diploma ou Declaração de conclusão do Curso de Ensino Superior – original e cópia;
  • Comprovante de Residência;
  • Currículo atualizado;
  • Histórico da Graduação;
  • 1 foto 3×4.
*Para a emissão do certificado de Pós Graduação, é imprescindível a apresentação do diploma de conclusão do Curso de Ensino Superior (original e cópia).

Marcos Antonio Silva

COORDENADOR

Psicopedagogia Clínica E Institucional

E-MAIL

msilva@unicarioca.edu.br

LINKS:

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana – PPFH/UERJ
Mestre em Educação em Ciências e Saúde – NUTES/UFRJ
Licenciado em Pedagogia pela UERJ
Especialista em Designer Instrucional para EAD -FACEL/PR
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional – UCAM

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Atua há mais de 20 anos em diferentes segmentos educacionais: da educação em ambientes não formais ao ensino superior. Atua no ensino superior desde 2003 em propostas de educação presencial e EAD com experiência nas funções de docência, tutoria, coordenação, produção e avaliação de materiais didáticos e estratégias pedagógicas, orientação acadêmica,  formação de profissionais e avaliação de equipes.

Professor com histórico de atuação em diversos cursos de graduação, pós-graduação e colaboração em grupos de pesquisa, em instituições públicas e privadas nas áreas de educação, saúde e gestão.

Áreas de interesse: formação humana mediada por tecnologias digitais, formação de professores, educação a distância, projetos inovadores em educação, neurociência aplicada a educação, psicanálise aplicada a educação, ensino híbrido, metodologias ativas, currículos inovadores, criação e implementação de cursos, dificuldades e transtornos de aprendizagem, tecnologias assistivas, desenvolvimento humano, estilos e estratégias de aprendizagem.