A nova rota da seda

Por Celso Niskier

Cansados, mas felizes. Assim nos sentimos ao regressar dos quinze dias que passamos na China, como parte da Delegação ABMES Internacional. Sons, aromas e sabores compuseram um mosaico de sensações variadas, de difícil descrição, que ainda pairam sobre cada um dos membros da nossa comitiva. Difícil será esquecer tantas imagens e impressões desse país fenomenal.

Foram dias intensos, de muito aprendizado, novidades, experiências únicas e, por que não, bastante diversão. Percorremos quase 40 mil quilômetros, passando por cidades que convivem com a cultura milenar e conhecendo inovações que estão revolucionando o mundo, especialmente na área de educação.

Firmamos acordos importantes e parcerias estratégicas, que nos permitirão promover intercâmbios culturais e acadêmicos entre instituições brasileiras e chinesas. Certamente, todo o setor educacional do nosso país será enriquecido e beneficiado com esse trabalho. Conseguimos mostrar aos líderes educacionais chineses a nossa abertura e disposição, construindo pontes para futuros projetos de mobilidade estudantil e de docentes, transferência de tecnologia e duplos diplomas, a serem implementados pelas nossas associadas.

Saímos com a impressão de que o idioma Português e a cultura brasileira são muito apreciados na China, e precisam de incentivo para que possam ser levados ao grande país continental, que é o maior parceiro comercial do Brasil. As muralhas foram quebradas, agora é hora de apostar nas parcerias.

Refizemos os caminhos de Marco Polo em busca da seda, mas da seda contemporânea, que é o conhecimento, adquirido através da boa educação.

Uma palavra de agradecimento aos membros da Delegação, que tão bem representaram a ABMES durante as rodadas de conversação e negócios. Foram 17 grupos educacionais e instituições, representando mais de 400 mil estudantes brasileiros, de todas as regiões do país. Nada do que fizemos seria possível sem a atuação intensa e corajosa dos participantes, entre os quais incluo a brilhante equipe administrativa da ABMES, apoiada pelo consultor Evandro Menezes de Carvalho, que foi um gigante em terras chinesas.

Agora, vamos colher os frutos da abertura das portas da China, ao mesmo tempo em que nos preparamos para o próximo desafio, a Japan Experience 2020.

Xiè xiè ni !

Celso Niskier é  Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e Reitor do Centro Universitário UniCarioca

Fonte: ABMES