A rápida revolução do marketing digital

Por Raphael Torres, Coordenador do MBA em Marketing da UniCarioca

Ao longo dos anos, o marketing se dedicou a pesquisar e agregar novos conhecimentos e práticas para pôr em evidência produtos, projetos e negócios. Com o avanço acelerado das ferramentas digitais, o segmento se adaptou à nova realidade e hoje o marketing digital assume relevância cada vez mais acentuada no mercado.

Desde 2016, a UniCarioca percebeu a importância das transformações e incluiu a disciplina na sua grade. Tem sido um frequente desafio para professores e alunos acompanhar as rápidas transformações. As mudanças são constantes, praticamente diárias, com o surgimento de novas técnicas, plataformas e tecnologias. Para atualização na matéria, é necessária a leitura permanente de artigos científicos e livros, além da obrigatoriedade de manter estreita conexão com as últimas tendências, demandas e linguagens em todas as redes sociais.

Os pilares do marketing – digital ou não – continuam os mesmos, só que, agora, as exigências dos clientes são outras. É uma revolução na forma com que se pensa e veicula a publicidade. Os quatro “Ps” – produto, preço, praça e promoção – continuam valendo, mas não da maneira com que eram encarados antigamente. Cada vez mais, as marcas buscam identificar, localizar e satisfazer os clientes potenciais e fidelizar os antigos.

Uma das características do marketing digital é alcançar um público específico, mais segmentado. Diferentemente do que ocorre nas mídias tradicionais, como jornais, revistas, TV e rádio, a mensagem já chega personalizada, há uma comunicação direta com um público, que valoriza cada vez mais a comodidade dos serviços e a credibilidade da marca. Isso cria uma intimidade entre empresa e consumidor, mas, em contrapartida, também aumenta o grau de exigência, de cobrança.

O marketing digital é um segmento em transformação, que precisa da atenção dos novos profissionais que aterrissam no mercado, mais conscientes e familiarizados com o universo digital. Quem perceber com maior rapidez e exatidão como agradar e atrair esse cliente entendeu o novo mercado e larga em vantagem.