Mais Lidas

Acontece

Notícias

Conectados com você

Por Celso Niskier

Em agosto de 1982 nasceu a primeira (e única) associação de mantenedores de instituições de ensino superior do Brasil. Ao comemorar 38 anos de uma existência rica e produtiva, a ABMES tornou-se uma grande família de mantenedores, unidos em prol da educação superior de qualidade.

Grandes educadores passaram por nossas fileiras, deixando marcas indeléveis, cada um com seu estilo de liderança.

Candido Mendes foi o fundador e grande articulador político da então ABM, junto com a inesquecível Vera Gissoni, reitora da Universidade Castelo Branco.

Sob a liderança séria e competente de Édson Franco, criou-se o braço acadêmico da ABMES, responsável pela produção de estudos e pesquisas fundamentais para a formulação de políticas públicas, com o apoio sempre valoroso da querida e sempre lembrada Cecília Horta.

Gabriel Mario Rodrigues, com seu inigualável espírito empreendedor e grande faro para inovação, consolidou o crescimento firme e consistente da ABMES, montando o perfil da equipe que hoje faz o dia-a-dia da Associação, sob a liderança dinâmica de Sólon Caldas. Gabriel dedicou também um olhar especial para as pequenas e médias IES, parte fundamental do nosso ecossistema institucional.

Com Janguiê Diniz, a ABMES ganhou ainda mais assertividade e presença, levando a marca para novos patamares. Em sua profícua gestão, visitamos países como Rússia, Israel e China, abrindo as portas do mundo acadêmico internacional para as parcerias e intercâmbios com IES brasileiras.

Nos dias de hoje, cabe aos membros da nossa Diretoria e do Conselho de Administração trabalhar pela transformação digital da associação, aproveitando o enorme desafio trazido pela Covid-19 para tornar nossos produtos e serviços ainda mais conectados com as necessidades e dores dos mantenedores brasileiros. Para isso, lançamos webinars, publicações digitais e organizamos o LInC, nosso centro de aprendizagem, inovação e criatividade, além de novos projetos, como o podcast “E por falar em educação”, a ser apresentado em breve. Muito mais ainda está por vir.

Assim, reafirmamos a cada dia nosso compromisso com o desenvolvimento da educação superior particular brasileira, ampliando nossa reputação e alcance, criando um ambiente de acolhimento aos nossos associados e apoiando-os na árdua, porém apaixonante, missão de transformar vidas e realizar sonhos pela educação.

Bora comemorar?

Fonte: ABMES