Dia Nacional dos Profissionais de Educação

Por Max Damas

Neste 6 de agosto, vamos celebrar o Dia Nacional dos Profissionais da Educação. Promulgada há cinco anos, a lei federal 13.054/14 instituiu a data em homenagem – mais do que merecida – àqueles que ajudam a construir bases sólidas para o futuro do país. É tema recorrente falar da importância de educadores na formação de uma sociedade civilizada. Mas nunca é demais reforçar a relevância de sua função na evolução permanente do conjunto da sociedade.

Mas, afinal, o que é educação? A experiência nos mostra que não há um conceito único. Os seus princípios mudam conforme as circunstâncias, os lugares e as épocas. A educação é afetada ainda por concepções ideológicas, religiosas e políticas de governo. Portanto, ela reflete a sociedade e o seu contexto histórico, ao mesmo tempo em que ajuda a entendê-los e transformá-los.

O filósofo Platão acredita que a educação equivale a dar aos nossos corpo e alma toda beleza e perfeição possíveis. Consiste em desvendar novas perspectivas sobre o mundo, sobre os outros e sobre nós mesmos.

Não é novidade que, no Brasil, a educação é cercada por imensos desafios. São desafios que espelham problemas estruturais da nossa sociedade, com suas desigualdades e percalços econômicos. Há instituições de ensino desfalcadas de insumos básicos e outras que funcionam como ilhas de excelência, respeitadas mundo afora. Questões como inclusão – em todos os seus aspectos -, acessibilidade e bullying também obrigam diariamente os profissionais de educação a aprenderem e se adaptarem à diversidade das necessidades humanas e às crescentes cobranças da sociedade contemporânea.

Em nosso país, mesmo nos grandes centros, a evolução tecnológica ainda não chegou a todos na área de educação, mas já trouxe fortes impactos, principalmente no Ensino Superior. A fabulosa possibilidade de acumular e compartilhar informações, em diferentes áreas, ampliou também a atuação de nossos educadores, mudou a relação com os alunos, dentro e fora de sala de aula, como no caso da EAD.

Enfim, são inúmeras e estimulantes as oportunidades e mudanças. E o Dia Nacional dos Profissionais da Educação surge como data oportuna para valorizar aqueles que dão suporte à comunidade escolar, aqueles que no dia a dia, apesar de todos os obstáculos, trabalham para formar profissionais e cidadãos produtivos e conscientes. Afinal, o que credencia à inserção no mercado de trabalho são justamente o conhecimento e as habilidades durante a formação escolar.

Para seguir em frente em nossa missão, vamos evocar nomes valorosos, como os de Anísio Teixeira, Paulo Freire e Darcy Ribeiro, fontes permanentes de inspiração. E que em todo novo dia os profissionais de educação mereçam ser reverenciados.

________________________________________________________________

Maximiliano Damas é pró-reitor acadêmico da UniCarioca