Educação empreendedora e cidadã

Por Celso Niskier

Foi uma alegria muito grande participar da cerimônia de assinatura do convênio entre a Unesco e o Instituto Êxito de Empreendedorismo. Por meio deste inédito acordo, 10 mil estudantes da rede pública brasileira terão acesso a material didático exclusivamente desenvolvido pelas partes, em versão impressa e digital, com lições básicas de empreendedorismo, usando o que há de mais moderno em termos metodológicos e tecnológicos.

Nesse momento de superação da crise provocada pela COVID-19, vislumbra-se a possibilidade real de os jovens serem “inoculados” com o vírus do bem, o vírus do empreendedorismo.

O material contemplará o desenvolvimento de competências técnicas, pessoais e gerenciais, dando aos estudantes noções básicas de autoconhecimento, organização do tempo, marketing digital e de planos de negócios, tudo numa linguagem que o jovem entenda, participe e se engaje.

Responsável pela iniciativa, o empreendedor Janguiê Diniz, fundador e presidente do Instituto Êxito, pretende transformar a sua experiência exitosa de vida em um exemplo que estimule novas gerações de empreendedores, a partir da educação básica.

Acredita-se que, dessa forma, poderemos atingir um dos objetivos para o desenvolvimento sustentável da ONU, especificamente aquele que pretende dar aos jovens uma educação emancipadora e transformadora, com ferramentas de empreendedorismo, em linha com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), compondo o que se convencionou chamar de “novo ensino médio”.

Trata-se de uma excelente oportunidade para mudar a mentalidade cultural brasileira, já a partir da nova geração de jovens estudantes, estimulando-os para que se tornem pessoas do bem e conectadas com a solução de problemas reais, dispostas a correr riscos em prol de futuros ganhos.

Uma sociedade empreendedora é também uma sociedade responsável socialmente, capaz de promover a cidadania e o desenvolvimento econômico, simultaneamente. Esse é o propósito fundador do Instituto Êxito, parceiro da ABMES, que agora conta com a importante chancela internacional da Unesco para levar esse sonho a milhares de escolas brasileiras.

Fonte: ABMES