Mais Lidas

Acontece

Notícias

Qual o curso de Graduação mais apropriado para quem quer empreender?

Uma das maneiras de começar bem seu empreendimento, é reunir o maior conhecimento possível sobre a área e como empreender. Neste sentido, escolha um curso de Graduação que ofereça este conhecimento.


Para ter sucesso nos negócios, não basta apenas uma boa ideia e um valor considerável para começar o investimento. Além de avaliar,  fazer pesquisa de mercado, a viabilidade do negócio e o público alvo, é preciso também ter conhecimento teórico para fazer uma gestão de qualidade, tornar o empreendimento rentável  e crescendo. 

E a única forma de adquirir este conhecimento, é procurando por um curso de graduação que atenda suas expectativas e tenha uma matriz  curricular voltada para administração e gestão de negócios. Vários são os cursos que envolvem e podem fornecer contribuição  para ser um bom gestor. Escolha uma universidade de confiança que tenha uma boa reputação no mercado e busque uma graduação específica para aprender a administrar seus negócios.

Existem cursos no mercado que fornecem o maior número de informações possíveis para que você tenha uma base forte para dar os primeiros passos e seguir adiante com o sucesso desejado. Veja quais:

 

Administração

Este é um dos cursos de Graduação mais apropriados ou indicados para quem quer ser empreendedor. Quem opta por este curso, é porque já vislumbra o trabalho como administrador, seja seu próprio negócio, da família ou em outra empresa, pois se trata de uma área bem versátil. Pela matriz curricular bem abrangente, envolvendo todos os setores de uma empresa, o bacharel em Administração adquire conhecimento suficiente para empreender em um negócio próprio. É na faculdade que ele vai ter toda a orientação dos passos que deve seguir, desde o projeto até o momento em que o  empreendimento sai do papel.

A Graduação fornece um olhar abrangente sobre como funciona uma empresa e todos os processos de gestão. Com esta formação, o profissional terá condições de propor soluções nas mais diversas áreas que envolvem o funcionamento de um negócio, independente da modalidade. 

O curso de Administração da UniCarioca desenvolve no aluno o perfil profissional necessário para trabalhar com questões relacionadas a sistema de informação, finanças, gestão de pessoas, marketing, produção, logística, projetos e responsabilidade sócio ambiental. A Graduação forma profissionais capazes de planejar, organizar, dirigir e controlar atividades da empresa, seja ela pública ou privada, além de tratar estratégias e métodos de trabalho nas mais variadas áreas organizacionais.

 

Ciências Contábeis

Uma das grandes dificuldades dos empreendedores é saber lidar com finanças, separar as contas pessoais com as da empresa. Manter um caixa para as demandas diárias, ter lucro e tornar o negócio viável, além de buscar por novos investimentos.

Os interessados  que optarem pelo curso de Ciências Contábeis,  aprendem no decorrer da Graduação, analisar, organizar registros de operações financeiras, além de dados do patrimônio. Entende ainda como lidar com orçamentos, contabilidade e auditoria, e  empreendedorismo. O curso conta com disciplinas de Raciocínio Lógico, Matemática Financeira, Contabilidade Geral, Mercado Financeiro, entre outras.

Assim como Administração, o curso de Ciências Contábeis também tem oito semestres, e contempla na matriz curricular várias disciplinas voltadas para a Exatas, mesmo sendo um curso de Ciências Humanas. 

 

Gestão Financeira

Como já citamos acima, uma das maiores dificuldades de um gestor de empresa, está relacionado às finanças e neste sentido, o curso de Gestão financeira vem ao encontro destas necessidades. Para desempenhar esta função, é necessário ter conhecimento e habilidades que só um curso direcionado  pode oferecer.

Com a responsabilidade de cuidar das finanças, o profissional faz todo o planejamento, ou seja, organiza, capta e aplica os recursos. Cabe ao gestor financeiro a tomada de decisões referentes à análise de créditos, bem como dos demonstrativos contábeis, além de fazer o controle do estoque e acompanhar de perto o faturamento e entradas e saídas do caixa.

É por isso que ao longo do curso, acadêmicos terão contato intenso com várias disciplinas, como cálculo, por exemplo, sempre pensando na boa gestão financeira de uma empresa, seja sua ou de terceiros.

 

Gestão Comercial

Este é o curso que irá ajudar você a desenvolver habilidades para o desenvolvimento de vendas e na gestão financeira do seu negócio, além de contribuir para você ser um bom gestor.

Em dois anos, o curso Tecnólogo em Gestão Comercial, oferece a possibilidade de identificação de  oportunidades de negócios e definição de custos para o empreendimento que você está gerindo. Dentro deste curso, fazem parte as disciplinas de Empreendedorismo, Raciocínio Lógico, Matemática Financeira, Introdução ao Marketing, Contabilidade de Custos, entre outros. O curso tem duração de dois anos.

 

Gestão de Recursos Humanos

Ter um bom capital humano dentro de uma empresa, é uma das formas de alavancar os negócios na certeza de que o produto ou serviço que será entregue, é de qualidade. Além de que com bons profissionais, o ambiente fica mais aprazível e com isso o rendimento e o resultados são os melhores. Por isso a importância do investimento em pessoas, com uma equipe alinhada e comprometida, ajuda muito a cumprir as metas. 

Por isso, em dois anos de curso, o aluno aprende a analisar e gerir os Recursos Humanos em empresas de qualquer porte ou ramo de atividade, exercendo suas funções em diferentes subsistemas de RH.

Durante  o curso, o aluno terá acesso a disciplinas como: Fundamentos da Administração, Recrutamento e Seleção, Psicologia e Comportamento Organizacional, Gestão por Competências, entre outros.

 

Processos Gerenciais

O curso de Processos Gerenciais prepara o profissional para administrar empresas, de modo que essas organizações se tornem reconhecidas pelo produto ou serviço de qualidade que oferecem e se tornem competitivas no mercado. Dentro desta formação, o tecnólogo em Processos Gerenciais, vai saber atuar na gestão, formação e organização empresarial.

 Com o conhecimento adquirido na instituição de ensino, vai saber aplicar as melhores metodologias e técnicas para o negócio alcançar os resultados esperados.

O curso, que tem duração de dois anos, oferece disciplinas como Empreendedorismo, Introdução ao Marketing, Contabilidade Geral, Administração de Recursos Humanos, Fundamentos do Direito, Tecnologia da Informação entre outros.

E então, ajudamos você a decidir por um destes cursos para ser um bom empreendedor e gestor de empresa? A UniCarioca oferece esses cursos para você optar por um deles, dentro da modalidade que você pode se adequar. 

Acesse nosso site e tenha mais detalhes sobre a Melhor do Rio  e cada um dos cursos oferecidos. Continue acompanhando nosso blog e saiba mais.