Mais Lidas

Acontece

Notícias

Semana de Gestão: Empreendedorismo e Inovação como ferramentas estratégicas em tempos de crise

Nos dias 09 e 10 de setembro, acontece a Semana de Gestão 2020 da UniCarioca. Iremos promover debates sobre a prática profissional na área de Gestão, com destaque para o Empreendedorismo e Inovação como forma de enfrentamento a crise.

As palestras acontecerão via Teams e no nosso Canal no YouTube. Não deixe participar!

Programação dia 09 de setembro

Como criar as suas próprias oportunidades profissionais no âmbito digital?
Horário: 08h às 09h
Palestrante: Paula Guaraldo
Publicitária e quase jornalista, doutora em ciências sociais, MBA em gestão de educação a distância, atualmente Docente em duas instituições de ensino superior do Rio de Janeiro: UVA e UniCarioca. Analista de marketing digital pleno na agência de comunicação Icons4u. Fundadora da página Influenciadores Acadêmicos que traz insights de marketing digital descomplicado para professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós- graduação.
Tendências de inovação e o impacto da pandemia
Horário: 
09h às 10h
Palestrante: Carlos Brasil
Bacharel em Economia pela PUC-Rio e Mestre em Economia pela UFRJ. Possui e cursa um mestrado internacional em Direção Estratégica e dezenas de pós-graduações nas áreas de Economia, Finanças, Administração, Gestão, Tecnologia, Inovação, Direito e Sustentabilidade, incluindo uma pós na área de Energia pela Universidade de Chicago. Possui 25 anos de experiência profissional, tendo ocupado cargos de grande relevância na Eletrobras, Ministério de Minas e Energia, Centrais Elétricas de Rondônia, Casa Civil da Presidência da República e Operador Nacional do Setor Elétrico. Há 12 anos trabalha na Empresa de Pesquisa Energética, onde coordena a área de projetos, estratégia, inovação e novos negócios.​
Gestão de Carreira
Horário: 10h às 11h
Palestrante: Rosa Lidice de Moraes Valim
Doutora em Psicossociologia, Mestre em Design e Sociedade, Bacharel em Comunicação Social com Curso Sequencial de Empreendedorismo. Professora da UniCarioca. Integrante dos grupos de pesquisa LABMAIS (EICOS/UFRJ – Coordenado pela Professora Doutora Tania M. F. B. Maciel) e SHEMA (UniCarioca – Coordenado pela Professora Doutora Regina Celia P. de Moraes). Autora de dois livros (Filoblogando e Como elaborar seu plano de negócios).
Educação financeira para todos
Horário: 11h às 12h
Palestrante: Isabella Fontanella
Formada em Relações Internacionais pela PUC-Rio, com pós-graduação em Finanças e Investimentos pela PUC-RS e Certificação de Especialista em Ativos pela ANBIMA. Há anos trabalhando com consultoria e educação financeira, palestrante em universidades como UFRJ e UNIRIO e empresas como a Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa e Domino’s, editora do blog Traduzindo Economês. Atualmente é consultora financeira pessoal, educadora voluntária na Escola de Educação Previdenciária do Estado do Rio de Janeiro como a Dra. Finanças e membro da Comissão de Educação Financeira do Conselho Regional de Contabiliade do Rio.
Assista pelo YouTube!

De aluno para aluno: relatos de experiências sobre a elaboração do TCC
Horário: 16h às 17h
Alunos: João Pedro Ribeiro e Waldair Santana
João Pedro Ribeiro – estudo de caso no qual facilitou a elaboração de um Planejamento Estratégico.
Waldair Santana – estudo em Marketing sobre o processo de mudança de imagem da funkeira Valesca Popozuda.
Para assistir, clique aqui.

Da dor à validação: o processo de criação de uma Startup
Horário: 17h às 18h
Paletrante: Claudia Amaral
Formada em Comércio Exterior, tem mais de 20 anos de atuação junto a C-Levels de pequenas e médias empresas de infra-estrutura portuária e rodoviária, é fundadora e CEO da Remedin, healthtech focada no acesso a medicamentos acelerada pelo BNDES Garagem e um dos destaques do programa, é também sócia e CFO da Agência 4Tuna de Transformação e Marketing Digital. Vem se destacando no ecossistema de empreendedorismo, inovação e tecnologia, sendo também co-fundadora e vice presidente da ABSS – Associação Brasileira de Startups de Saúde e uma das líderes da Comunidade de Inovação e Empreendedorismo Araribóia Valley, tendo realizado palestras sobre o tema na semana de engenharia da UFF e para o SEBRAE RJ.
Assista pelo YouTube!

Como criar as suas próprias oportunidades profissionais no âmbito digital?​
Horário: 
18h às 19h
Palestrante: Paula Guaraldo
Publicitária e quase jornalista, doutora em ciências sociais, MBA em gestão de educação a distância, atualmente Docente em duas instituições de ensino superior do Rio de Janeiro: UVA e UniCarioca. Analista de marketing digital plano na agência de comunicação Icons4u. Fundadora da página Influenciadores Acadêmicos que traz insights de marketing digital descomplicado para professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós- graduação.
Para assistir, clique aqui.

Motivação e resiliência em tempos de pandemia
Horário: 19h ás 20h
Palestrante: Jimmy de Oliveira Correa
Possui graduação em Administração Industrial pelo CEFET, Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Gestão Empresarial, é mestre em Administração Pública pela FGV e Doutorando em Desenvolvimento Local pela Unisuam. É professor de graduação e de MBA. Tem experiência e sólida atuação na área de Políticas Públicas. Em Setembro de 2018, recebeu da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Moção Honrosa pela atuação profissional em prol da educação.
Para assistir, clique aqui.

Como a tecnologia pode auxiliar no processo de inovação e empreendedorismo?
Horário: 20h às 21h
Palestrante: Marcos Gomes Pinto Ferreira
Formação acadêmica como Doutorando em Educação, Mestre em Sistemas e Computação pelo IME, Engenheiro e outras especializações em Telecom, Governança de TI, Engenharia de Manutenção e EAD. Experiência como professor de graduação e em gestão inovadora e empreendedorismo no mundo corporativo. Coordenação de Graduação (Engenharia, Desenvolvimento de Sistemas e TI), Direção e Coordenação de Pós-Graduação e Coordenação de Inovação – Com experiência em gestão de projetos nas modalidades Presencial, EAD e Blended (Híbrida). Atuação como consultor e gestor de projetos de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) no mercado corporativo de grandes e médias empresas e como presidente da ABRAT – Associação Brasileira das Empresas de TI.
Para assistir, clique aqui.

Programação dia 10 de setembro

A importância da comunicação estratégica para as organizações contemporâneas
Horário: 09h às 10h
Palestrante: Deborah Serra
É jornalista, publicitária e Mestre em Conteúdo para a Era Digital pela Universitat Autónoma Barcelona. Possui mais de 20 anos de experiências multidisciplinares em Comunicação e Marketing. Nos últimos 13 anos tem se dedicado especialmente à área de Planejamento Estratégico de Comunicação em agências de publicidade no Brasil e na Espanha. Atualmente é consultora de Estratégia e Pesquisa Comportamental. Durante a pandemia do Covid-19 criou o canal Vozes do Caos.
Para assistir, clique aqui.

O impacto da pandemia na startup Genesis Trainning
Horário: 10h às 11h
Palestrante: Sidnei Loureiro
CEO da Genesis, Sócio-Diretor da empresa VENKO Business e possui mais de 24 anos de experiência no futebol profissional e forte background acadêmico na área. Formado em Educação Física, com MBA em Gestão Esportiva pela Fundação Real Madrid, e Gestão e Marketing Esportivo pela Trevisan. Teve seu início no futebol de alto rendimento em 1994, onde ao longo desse tempo exerceu funções em clubes do Brasil e da Espanha. Na Venko Business criou e comercializou vários produtos e eventos esportivos como o DVD Romário é Gol! E a organização do evento de comemoração dos 25 anos de campeão do mundo do C.R. Flamengo.Em 2017 fundou a Genesis Training, uma Startup que atua na área de gestão e ensino esportivo via web/app que integra administrativo, financeiro, metodologia de ensino e avaliação de alunos/atletas.O sistema Genesis Training faz parte do projeto de aceleração e incubação da Oito, aceleradora da empresa de telecomunicações Oi. A seleção teve mais de 500 empresas inscritas e apenas 8 startups foram selecionadas.
Para assistir, clique aqui.

Motivação e resiliência em tempos de pandemia
Horário: 11h às 12h
Palestrante: Jimmy de Oliveira Correa
Possui graduação em Administração Industrial pelo CEFET, Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Gestão Empresarial, é mestre em Administração Pública pela FGV e Doutorando em Desenvolvimento Local pela Unisuam. É professor de graduação e de MBA.Tem experiência e sólida atuação na área de Políticas Públicas. Em Setembro de 2018, recebeu da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Moção Honrosa pela atuação profissional em prol da educação.
Assista pelo YouTube!

De aluno para aluno: relatos de experiências sobre a elaboração do TCC
Horário: 16h às 17h
Alunos: Greyce Dourado e Plínio Patrese Gomes de Oliveira
Greyce Dourado – estudo bibliográfico no qual debateu sobre Inovação aberta (a transição do modelo de inovação fechada para a inovação aberta).
Plínio Patrese Gomes de Oliiveira – estudo bibliográfico no qual debateu sobre Gerenciamento do Tempo em Projetos.
Para assistir, clique aqui.

Os 3 Rs da Pandemia: Resistência, Resiliência e Resignificado
Horário: 
17h às 18h
Palestrante: Maura Xerfan e Ana de Oliva
Maura Xerfan é mãe, Professora na UniCarioca desde 2003, Palestrante, Assessora de Comunicação, Consultora de Gestão de Carreira e apaixonada pela Cultura Digital. É Mestre em Humanidades, Culturas e Artes. Especialista em Educação, Marketing estratégico e Comportamento do consumidor, bacharel em administração. Atualmente é Assessora de Comunicação da Empresa de Pesquisa Energética.
Ana de Oliva é jornalista internacional, Mestre especializada em televisão e plataformas digitais pela Universidade Lyon 3 e graduada em Comunicação pela Universidade de Londres. Iniciei minha carreira na rede internacional de notícias Euronews e atualmente resido em Abu Dhabi atuando como “producer” na CNN Internacional. Adoro estudar idiomas e além do português bem carioca, sou fluente em Inglês, Francês e Espanhol, e no árabe ainda estou  tentando “desenrolar”. Fã de esportes e de culinária, vivo no constante dilema entre ser maratonista e comer quibes e esfihas à vontade

Assista pelo YouTube!

Controles internos e seu papel estratégico para as corporações
Horário: 
18h às 19h
Palestrante: Eloah Manoel
Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, Especialista em Políticas Públicas pelo EPP/IE/UFRJ e Assessora da Auditoria Interna do BNDES. (As declarações, opiniões e informações apresentadas na palestra são de exclusiva iniciativa e responsabilidade da profissional, não refletindo, necessariamente, a opinião, a estratégia e o posicionamento do BNDES sobre o assunto).
Para assistir, clique aqui.

Como a tecnologia pode auxiliar no processo de inovação e empreendedorismo?
Horário: 
19h às 20h
Palestrante: Marcos Gomes Pinto Ferreira
Formação acadêmica como Doutorando em Educação, Mestre em Sistemas e Computação pelo IME, Engenheiro e outras especializações em Telecom, Governança de TI, Engenharia de Manutenção e EAD. Experiência como professor de graduação e em gestão inovadora e empreendedorismo no mundo corporativo. Coordenação de Graduação (Engenharia, Desenvolvimento de Sistemas e TI), Direção e Coordenação de Pós-Graduação e Coordenação de Inovação – Com experiência em gestão de projetos nas modalidades Presencial, EAD e Blended (Híbrida). Atuação como consultor e gestor de projetos de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) no mercado corporativo de grandes e médias empresas e como presidente da ABRAT – Associação Brasileira das Empresas de TI.​
Para assistir, clique aqui.

O cenário empresarial doméstico e internacional no contexto pós-covid
Horário: 20h às 21h
Palestrante: Marcelo Apelbaum
Administrador de empresaras formado em 1997. Possui MBA em Marketing pela FGV (1999) e MBA em Recursos Humanos pela PUC/RJ (2006). Concluiu o curso de Mestrado em Economia Empresarial em 2004. Em 2014 conclui MBA em Gestão Empresarial pelo IBMEC/RJ. No âmbito educacional concluiu Pós-graduação em docência superior pela UCAM em 2005. Trabalha como professor adjunto no curso de Administração na UniCarioca desde 2005. Atua no segmento de energia desde 2006, com desenvolvimento de atividades na área de comercialização de combustíveis e gerenciamento de risco de commodities.
Para assistir, clique aqui.

 

Vale 5h PAC para os alunos de Administração, Marketing, Logística, Gestão Financeira e Processos Gerenciais

Saiba como acessar a plataforma Teams:

Acessando pelo seu celular/tablet:
Baixe o aplicativo do Microsoft Teams na sua loja de aplicativos;
Clique no link que você recebeu da sua aula ou live e depois em “abra/abrir”;
Após o aplicativo abrir, clique em “Ingressar/Paticipar como convidado”;
Permita os acessos solicitados;
Digite o seu nome e clique em “ingressar/participar”;
Pronto, você já estará participando da transmissão.

Acessando via computador:
Acesse o link que você recebeu da sua aula ou live;
Clique em “inscreva-se online”;
Permita os acessos solicitados;
Digite o seu nome e clique em “inscreva-se agora”;
Pronto, você já estará participando da transmissão.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Suporte pelo e-mail:
suporte.ava@unicarioca.edu.br