Marketing | UniCarioca | Centro Universitário Carioca
Chat

Graduação
Marketing

O profissional de marketing pode ocupar cargos estratégicos em empresas públicas e privadas, agências de publicidade, meios de comunicação, entre outros.

RECONHECIMENTOS

  • 2º lugar geral (Rio de Janeiro);
  • Conceito 5 na avaliação do MEC/Enade. 

Titulação:

Tecnólogo

Duração:

4 semestres

Próxima turma:

2019.1

Unidades:

Rio Comprido, Méier

Turnos:

Manhã: Rio Comprido e Méier Noite: Rio Comprido e Méier

Horários:

Manhã: 7:20 às 12:30 Noite: 18:45 às 22:55

O curso Tecnólogo em Marketing da UniCarioca abrange as diversas áreas de marketing, incluindo planejamento de estratégias, desenvolvimento de produtos e serviços, criação de valor e de diferenciais, gerência de marcas, promoção e pesquisa de mercado. O curso proporciona ao aluno conhecimento teórico e prático, preparando-o para gerenciar os mais complexos cenários de negócio.

Por dentro do curso

Com o coordenador

Roberta Fernandes

O que aprender?

O projeto pedagógico do curso apresenta uma proposta com o objetivo de capacitar o aluno para lidar com as constantes mudanças que vêm ocorrendo no novo contexto de negócios, elaborar e implementar as ações de marketing, levando em consideração as novas tendências e se baseando em análise de mercado. Ao final do curso, o aluno é capaz de estudar e elaborar estratégias para atender o mercado, se antecipando aos desejos dos consumidores, estimular as vendas de produtos e serviços, identificar tendências do mercado consumidor, fortalecer a imagem de marcas e empresas e auxiliar na tomada de decisões.

Como aprender?

O curso tem foco no aprendizado por meio de estudos de casos, análise ambiental de empresa reais, desenvolvimento de trabalhos práticos, como planos de marketing, planos integrado de comunicação, planos de ações de marketing digital e pesquisa de mercado. Durante as aulas, notícias e casos atuais são discutidos sob a perspectiva do marketing. Os alunos ainda são incentivados através do desenvolvimento das Atividades Práticas, mediante orientação e supervisão em sala de aula pelo professor. Estas atividades visam proporcionar práticas complementares ao ensino, desenvolvendo autonomia e a capacidade de aprender, pois entendemos que o aprendizado não ocorre apenas dentro da sala de aula e que deve se estender no dia a dia do aluno.

Onde aprender?

O curso possui o Escritório de Práticas de Marketing (EPM), onde o aluno coloca em prática o que aprendeu em sala de aula, prestando consultoria para clientes reais, além de debater noticiais atuais e receber profissionais do mercado de trabalho, que dividem suas experiências e tiram dúvidas dos alunos quanto ao dia a dia dentro das empresas. As salas de aula, os laboratórios, as salas de estudo e a biblioteca são equipadas com computadores com acesso à internet e Data Show.

Com quem aprender?

A qualidade do nosso corpo docente é um dos diferenciais do curso. São professores, mestres e doutores, qualificados e atuantes em departamento de marketing de empresas, agências de marketing e consultorias, que dominam os conteúdos, alinhados às práticas de mercado e levam suas experiências à sala de aula.

Para que aprender?

O curso de Marketing tem uma característica bem especial, atende a vários perfis, pois qualquer profissional pode melhorar seu desempenho utilizando as estratégias de marketing, que são necessárias em qualquer segmento, pequenas, médias e grandes empresas, que trabalha com o comportamento, as necessidades e os desejos das pessoas. Acreditamos que o seu sucesso profissional está diretamente relacionado à nossa capacidade de formar um profissional diferenciado, consciente de suas competências e pronto para vencer no mercado de trabalho. Os excelentes resultados obtidos nas últimas avaliações do Enade demonstram essa capacidade e a qualidade do nosso curso de Marketing.

Matriz Curricular do Curso

período
COMUNICAÇÃO
E EXPRESSÃO
CONCEITOS BÁSICOS DE GESTÃO
ÉTICA E RESPONSA-
BILIDADE SOCIAL
FUNDAMENTOS DA ADMNISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO
AO MARKETING
RACIOCÍNO LÓGICO

período
EMPREENDE-
DORISMO
ESTATÍSTICA
FUNDAMENTOS DA ECONOMIA
GESTÃO DE SERVIÇOS
GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
MATEMÁTICA FINANCEIRA
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

período
PESQUISA
DE MERCADO
GESTÃO
DE PREÇOS
GESTÃO E DESENVOL-
VIMENTO DE PRODUTOS
PROPAGANDA, PROMOÇÃO E MERCHANDISING
SISTEMAS E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE COMUNICAÇÃO
MARKETING ESTRATÉGICO

período
GESTÃO
DE MARCA
MARKETING
DE VAREJO
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
MARKETING DIGITAL
MARKETING SOCIAL E AMBIENTAL
PROJETO INTEGRADOR
DE MARKETING
  • Análise de Mercado e Tendências
  • Análise de Marcas, produtos e Serviços
  • Análise de Marketing Digital
  • Análise de Trade Marketing
  • Competências Atitudinais e Comportamentais
  • PERTENCE A MAIS DE UMA ÁREA. BAIXAR PDF ABAIXO PARA MAIS INFORMAÇÕES.

Tenha a matriz curricular completa do seu curso

Carlos Alberto de Oliveira, ex-aluno
de Marketing

"Ingressei na faculdade aos 44 anos e isso mudou totalmente a minha vida e a maneira com que me veem. A vida acadêmica é uma importante ferramenta de transformação e de empoderamento. Antes da UniCarioca, eu era um bom agente de viagens. Após a graduação, me tornei uma pessoa realizada, bem qualificada e com diferencial intelectual. Hoje me divido entre o setor de turismo e a área esportiva. Fundei a empresa de consultoria V8 Projeto e Gestão Esportiva, que nasceu do plano de negócios do meu TCC. Com isso, me tornei o primeiro bicampeão brasileiro de seleções de vôlei masculino como coach esportivo. Os conhecimentos e vocabulário adquiridos na UniCarioca, sem dúvida, foram fundamentais para esse resultado."

Faixa Salarial

  • Salário inicial R$ 3.600,00
  • Salário médio R$ 5.900,00
  • Salário sênior R$ 8.200,00

Fonte: Relatório Robert Half de 2018, com base em salários de empresas médio porte

Quer saber mais sobre este ou outros cursos?

E ainda

Cursando Marketing,
você também tem acesso a tudo
que a UniCarioca pode te oferecer:

METODOLOGIA A+

ORIENTAÇÃO À CARREIRA

INFRAESTRUTURA INOVADORA

REFORÇO ACADÊMICO