O que todo calouro de faculdade precisa saber antes de começar as aulas?

Tudo o que é novo causa uma certa insegurança, não é mesmo? Entrar na faculdade não é diferente. Veja algumas dicas que separamos para você arrasar nesse início de semestre!

Concluir o Ensino Médio e sair direto para a faculdade, é uma novidade com mudanças muito significativas para os jovens. Muitas vezes, junto com a faculdade vem também a saída da casa dos pais e mudar de cidade para cursar a universidade. Estas alterações  podem mexer com o psicológico das pessoas, principalmente os mais jovens. Que se vêem sozinhos, longe do seu convívio  natural e com muitos desafios para encarar.

Tudo o que é diferente causa ansiedade e ao mesmo tempo empolgação, por isso separamos algumas dicas para você não se sentir sozinho e se preparar para o ano que se inicia.

Chegou a hora de mudar, e agora?

Ingressar em uma universidade exige várias mudanças, uma delas é de postura, com maturidade e mais responsabilidade.  Uma das primeiras grandes verdades deste momento, para muitos calouros, é a independência, de morar longe, de precisar ser dono dos seus horários, de organizar suas atividades, sem a presença dos pais sempre cobrando ou agilizando as demandas. Saber usar esta independência para o amadurecimento pessoal, é muito importante e não se perder com ela é uma necessidade  que vai direcionar seus passos mais adiante.

Na faculdade, o aluno vai ter responsabilidade sobre os horários de estudos, entrega de trabalho e dia de provas.  Então é importante que você organize um cronograma de estudos, para não perder prazos e deixar acumular os trabalhos.

Conheça a sua unidade  antes de começar as aulas

Ter a possibilidade de fazer um tour pela universidade antes de iniciar as aulas é um bom ponto de partida. Saber onde vai ser a sua sala, biblioteca, laboratórios, secretaria, cantina, banheiros, enfim tudo o que você vai precisar saber para usufruir durante o curso.

É bem desconfortável se sentir perdido no primeiro dia de aula, correto? São tantos blocos, prédios, corredores, que às vezes fica difícil de se encontrar, por isso, não deixe de realizar uma visita prévia para conhecer melhor os recursos que a sua faculdade oferece.

Escolha bons amigos

É bem comum ingressar na faculdade sem conhecer ninguém. Por isso é preciso observar seus novos colegas de aula, os que têm valores  parecidos com os seus, para manter uma proximidade e fazer amizades, afinal, a integração na faculdade é muito importante.  Pense que muitos, ou a maioria, estão ali passando pela mesma situação que você, com as mesmas ansiedades.

Mas não fique restrito às amizades apenas da sua turma, procure interagir com os veteranos, veja e ouça o que eles tem a oferecer. Eles podem explicar melhor como tudo funciona, além de dar dicas valiosas sobre os professores, material de apoio, além de grupos de estudo.

Tenha disciplina e organização

Em qualquer curso superior de Instituição de Ensino,  o volume de leituras é muito grande, por isso, seja organizado e mantenha uma disciplina regrada de estudos. Nem sempre é possível ler todas as bibliografias indicadas pelos professores, mas é importante ter as leituras em dia. Desta forma você não vai se sentir perdido durante as aulas, quando o professor explicar determinado assunto ou pedir para que os alunos participem com discussões sobre o tema proposto.

Outra dica importante é fazer anotações, resumos e destacar o que você entendeu ou não entendeu, para sanar as dúvidas em sala de aula.

• Não tenha medo de questionar.

• Não deixe os trabalhos ou as tarefas virar uma bola de neve.

Estas são as formas mais assertivas de conduzir os ensinamentos, tirar proveito de tudo para aplicar na prática quando entrar no mercado de trabalho.

Aproveite as oportunidades de estágio

Na maioria dos cursos a partir de determinado período, as vagas de estágios extracurriculares começam a surgir. Instituições públicas ou privadas buscam por alunos destaques nos cursos para oferecer oportunidades de trabalho. Geralmente as empresas  buscam indicações dos professores, área de carreiras ou coordenação do curso, pelos melhores alunos, então tente aprimorar seus conhecimentos e se  sobressair, para ser  indicado.

Nesta fase do estágio, além da remuneração ser um bônus, ter contato com a prática, ainda na graduação do seu futuro profissional, faz toda a diferença diante dos demais colegas. Para o seu currículo, os estágios somam pontos na hora de competir e definir as melhores vagas de trabalho.

Gostou das dicas? Tente empregar e depois nos conte se realmente surtiu efeito. Continue acompanhando nosso bloge saiba mais.