Pós-graduação ou Mestrado: como decidir e qual o melhor momento para começar?

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a qualificação faz toda a diferença. Profissionais que investem no seu aprimoramento por meio de uma Pós-graduação ou Mestrado se diferenciam e abrem novas portas.

Se você está ansioso para dar esse passo em direção ao seu crescimento, leia este conteúdo e tenha certeza de ter a decisão mais adequada aos seus objetivos.

Qual a diferença entre Pós-graduação e Mestrado?

Primeiramente, vamos à diferença entre essas duas modalidades de qualificação. Realizadas obrigatoriamente após a Graduação, ambas são opções de se aprimorar na área em que o profissional atua.

O que popularmente se conhece por Pós-graduação são os cursos de especialização denominados “lato sensu”. Exemplificando, são programas mais focados nas aplicações do mercado de trabalho. Nessa categoria se enquadram os cursos de MBA, por exemplo.

Os Mestrados também são cursos de Pós-graduação. Entretanto, se inserem na modalidade de especialização “stricto sensu”, que engloba ainda os cursos de Doutorado. Embora estejam mais vinculados à atividade acadêmica, também preparam o profissional para as exigências do mercado de trabalho.

Como escolher entre uma Pós ou Mestrado?

A escolha deve considerar os objetivos do profissional Embora agreguem valor ao seu currículo, ambas têm abordagens diferentes.

A Pós-graduação é mais indicada para quem busca, especificamente, uma evolução no mercado de trabalho. Por se tratar de uma qualificação mais focada em um determinado aspecto da carreira, é uma ótima opção para turbinar seu currículo.

Uma especialização pode garantir melhores salários, promoções ou facilitar a recolocação profissional. Em geral, estes são cursos de menor duração, com aproximadamente 360 horas. Essa carga horária é cumprida em um prazo variável, dependendo da modalidade escolhida.

Já o Mestrado costuma ser mais extenso, pois se aprofunda mais em um determinado aspecto da área profissional. Geralmente, sua duração varia entre 18 e 24 meses.

O principal público dos cursos de Mestrado são os profissionais interessados na carreira acadêmica para atividades como a pesquisa, por exemplo. Mas isso não significa que o mestrando se distancia do mercado de trabalho.

Até porque, os programas de mestrados profissionais estão diretamente associados às demandas do mercado de trabalho. Eles permitem pesquisar, por exemplo, o aprimoramento de processos e tecnologias usados no dia a dia da carreira.

Você deve saber, ainda, que este conhecimento faz grande diferença no currículo profissional.

Quando começar?

Você precisa saber que não existe uma receita pronta. Essa decisão vai depender dos seus objetivos profissionais e das suas perspectivas quanto ao mercado.

Algumas pessoas preferem seguir estudando, logo após a Graduação. Outras, decidem esperar um tempo para se decidir sobre qual a melhor área para se aprofundar. O importante é ter em mente que seguir se qualificando é indispensável no mercado atual.

Como iniciar sua especialização?

Se você leu até aqui, com certeza já entendeu a importância de seguir se qualificando. Então, está na hora de conferir algumas dicas para ingressar em um curso de Pós-graduação ou Mestrado!

Pós-graduação

Primeiramente é necessário definir uma área de interesse, pois esse é o ponto de partida para identificar o curso mais adequado para você. Além disso, prepare sua agenda para acompanhar as aulas.

Observe também o mercado e fique atento ao que a profissão demanda para escolher o melhor curso.

Mestrado

primeiro passo é se preparar para o processo seletivo, uma vez que o ingresso pode envolver uma prova ou análise de currículo. Também é importante escolher um tema para pesquisar, pois a conclusão do curso depende da defesa de uma dissertação.

A última dica é avaliar a instituição de ensino. O mercado oferece diferentes opções de modalidades, perfis de cursos e valores para o Mestrado.

Perceba então que uma Pós-graduação ou Mestrado pode fazer a diferença no seu currículo. Portanto, avalie qual deles escolher e qual o momento certo para começar.

Você já sabe a importância de buscar por novos conhecimentos para se destacar no mercado e, conhecer as áreas que se destacam não pode ficar de fora. Por isso, você precisa dar uma olhada no Mestrado de Novas Tecnologias e planejar seu futuro com o melhor do conhecimento!